Público Alvo Ou Persona?

É muito importante conhecermos o nosso Público Alvo e Persona, mas o que significa exatamente isso?

Público Alvo nada mais é do que um grupo específico de pessoas que compartilham dos mesmos interesses e possuem um perfil semelhante e problemas do qual o seu produto ou serviço resolve.

Por mais que o intuito seja vender "para todo mundo", você conseguirá direcionar as suas ações a quem está mais propenso a realizar a compra, ou seja, quem está mais propício a te comprar imediatamente?

E aqui, gostaríamos de ressaltar um detalhe importante: embora estejamos falando sobre possíveis clientes, não confunda Público Alvo com Persona. Qual é a diferença?
A PERSONA é a representação de um cliente ideal, um perfil muito mais específico, diferentemente do Público Alvo, o qual dá uma visão geral de um grupo de pessoas, e não características específicas de uma só.

O estudo de um complementa o outro, então o melhor é unir os dois para te ajudar na criação de estratégias assertivas, ok?

Portanto, uma Persona é, como o nome sugere, uma personagem fictícia criada para ajudar sua empresa a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa. Uma boa persona descreve com detalhes o seu comprador ideal, ou seja, aquela pessoa perfeita para comprar o seu produto ou serviço.

Exemplo de Persona: Maria, 22 anos, é graduada em marketing e assessora comercial em uma faculdade. É solteira e mora sozinha com seus 2 cachorros, que trata como filhos. Ela queria passar mais tempo com seus cães, mas trabalha muito e não sabe como distraí-los. Seu objetivo é comprar um produto que resolva a falta que seus cachorros sentem dela.

Agora que você já tem mais clareza do que significa Publico Alvo e Persona, que tal desenvolver os dois para o seu produto ou serviço?
A pergunta principal aqui é: Que problema o seu produto ou serviço resolve ou que solução ele traz e para quem?
Bom trabalho!

Mude o seu Mindset.
Mergulhe-se, seja Shark !  🦈